sábado, 17 de outubro de 2009

No Ar



Está no ar o 52.º JOTA e o 13.º JOTI. Estas são duas actividades mundiais em que o Escutismo ganha uma dimensão global. JOTA significa "Jamboree On The Air" e, por sua vez, a sigla JOTI tem "Jamboree On The Internet" como significado. Nestas duas actividades, durante dois dias (17 e 18 de Outubro) escuteiros e guias de todo o mundo contactam entre si via-rádio e via-Internet. Ao passo que a Internet apresenta uma maior eficácia e abrangência, sendo relativamente fácil contactar com qualquer escuteiro em qualquer ponto do planeta, as comunicações via-rádio revelam-se mais desafiantes, difíceis, mas, simultaneamente, mais prazerosas.

É com grande agrado que participo este ano exclusivamente na actividade JOTA e que até agora já tive oportunidade de contactar com escuteiros da Região Autónoma dos Açores, Região Autónoma da Madeira e Itália. Durante cerca de hora e meia estes contactos foram possíveis. Hoje, a partir das 9h estarei novamente no ar na companhia do rádio-amador CT1DNF (Pedro Filipe Mónica Falcão Pais), na sede do Agrupamento de Escuteiros Marítimos de S. Pedro, nas traseiras da Capela de S. Pedro (Cova-Gala). Estão convidados a aparecer e acompanhar, durante alguns momentos, uma actividade de envergadura mundial que envolve o fascinante mundo do radioamadorismo.

Portanto, para quem compreender (espero não me enganar), "Papa Foxtrot Mike, Quebec Radio Mike, 73, Over"

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Uma questão com peso



Aqui está uma notícia que deve suscitar uma grande preocupação para os portugueses. Crianças tão novas e que apresentam excesso de peso apresentam uma maior tendência para virem a ser adolescentes e adultos obesos. O que mais me espanta é o facto de ainda haver a cultura nacional de erradicação da palavra "obeso" e "gordo". Reformulando, em Portugal 29% das crianças entreos 2 e os 5 anos são cheiinhas e/ou rechonchudas.

O soldado desconhecido


Jaime Gama foi ontem [15 de Outubro] reeleito Presidente da Assembleia da República do nosso país. Como se sabe, ou deveria saber, quem representa o referido cargo é considerado a segunda figura do Estado. Porém, o destaque dado à figura do Presidente da Assembleia da República não é comparável àquele que é concedido ao Presidente da República e ao Primeiro-Ministro. Se é certo que o PR e o PM executam funções que lhes possibilitam uma maior projecção mediática, também não é menos verdade de que as pessoas devem conhecer bem o topo da hierarquia do Estado.

O Presidente da Assembleia da República não é o "elo perdido" da política nacional, nem muito menos os PAR deverão ser recordados como o "soldado desconhecido".

Jaime Gama foi, então, eleito Presidente da Assembleia da República e exercerá funções na próxima legislatura. Que importa?! A Selecção está no playoff!

Livre

Este será o primeiro post mais intimamente ligado ao blogue como "produto consumível" pelos leitores. Penso que não consigo evitar incluir música neste post e, para mim, música engloba uma grande percentagem dos também inevitáveis Beatles. Uma das canções que mais atrai a minha atenção intitula-se "Free as a Bird" e o seu título vai de encontro ao conceito deste blogue - Liberdade. Liberdade de pensamento, opinião, criatividade e intervenção. Deixo-vos o videoclip desta música, que apresenta e retrata muitos aspectos curiosos da vida dos Fab Four.

Porque, decididamente, "free as a bird is the next best thing to be".

Listas de blogues na barra lateral

Adicionarei, tão rápido quanto possível, a listas de hiperligações de blogues figueirenses e nacionais, na barra lateral do blogue. A lista "Blogosfera Figueirense" será semelhante à que se encontra no blogue "Autárquicas Figueira". Já a "Blogosfera Nacional" conterá blogues que costumo visitar ou que reconheço como blogues de interesse e com qualidade.

Apresentação do autor

Pedro Miguel Simões Fernandes Martins
20 anos (n. 18/04/1990)
Naturalidade oficial: Buarcos, Figueira da Foz
Residência: Buarcos, Figueira da Foz / Cedofeita, Porto

Percurso escolar:
2.º Jardim-Escola João de Deus da Figueira da Foz - 1993
1.º Jardim-Escola João de Deus da Figueira da Foz - 1995-2000
Escola EB 2/3 Dr. João de Barros - 2000-2002
Escola Secundária c/ 3.º CEB Dr. Joaquim de Carvalho - 2002-2008
Conservatório de Música Maestro David de Sousa - 2000-2005 (Guitarra Clássica)
Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa - 2008-2009 (Licenciatura de Economia - desistência no 1.º semestre)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto - 2009-... (Licenciatura em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria, Multimédia)

Desporto e Associativismo:
Secção de Natação (federado) - Ginásio Clube Figueirense - 1995-2002
Secção de Basquetebol (praticante) - Ginásio Clube Figueirense - 1999
Ténis (praticante) - Tennis Club da Figueira da Foz - 2004-2005
Corpo Nacional de Escutas - Agrup. 235 - S. Julião (Escuteiros Marítimos) - 2001-2005
Corpo Nacional de Escutas - Agrup. 1319 - S. Pedro (Escuteiros Marítimos) - desde 2005
Orfeão Universitário do Porto - Tuna Universitária do Porto / Grupo de Fado Académico da Universidade do Porto - 2009-...

Outros
-Deputado eleito pela Escola Dr. João de Barros à Sessão Nacional do projecto "A Escola e Assembleia", promovido pela Assembleia da República - 2001
- Representante dos alunos na Assembleia de Escola da Escola Dr. Joaquim de Carvalho - 2006/2007 e 2007/2008
- Representante dos alunos no Conselho Pedagógico da Escola Dr. Joaquim de Carvalho - 2007/2008
- Representante dos alunos no Conselho Geral Transitório da Escola Dr. Joaquim de Carvalho - 2008 (eleito, mas sem participações nas reuniões, devido à entrada no ensino superior)
- Representante das Associações de Estudantes das escolas do concelho no Conselho Municipal de Educação (Câmara Municipal) - 2008
- Elemento do Conselho Municipal de Juventude (Câmara Municipal) - secretário, representante do CMJ no Conselho Regional de Juventude e membro da Comissão Permanente do CMJ
- Deputado eleito pela Escola Dr. Joaquim de Carvalho à Sessão Regional do projecto "Parlamento dos Jovens 2008" (Salão nobre da CM de Coimbra) - 2008
- Deputado eleito pelo Círculo de Coimbra à Sessão Nacional do projecto "Parlamento dos Jovens 2008" - deputado porta-voz do Círculo de Coimbra na sessão nacional - Assembleia da República

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Apresentação

Caros leitores,
Caros amigos,

É com enorme prazer e satisfação que vos informo de que o "Circunvagante", o meu terceiro projecto blogosférico do ano de 2009, se encontra online. Convido-vos, desde já, a visitarem este blogue, através do endereço http://circunvagante.blogspot.com

Não é difícil definir o que este blogue vai abordar, pois basta centrarmo-nos na definição da palavra "circunvagante" para compreender a temática do projecto - "que vagueia em torno; que erra ao acaso; que rodeia". Assim sendo, facilmente se percebe que este meu novo blogue terá conteúdos muito diversificados. Circunvagarei sobre muita coisa, desde os temas mais sérios e actuais, aos mais recônditos e triviais.

Os interessados em receber informações relacionadas com este blogue via e-mail deverão efectuar esse pedido enviando uma mensagem para pedrofernandesmartins@gmail.com com o assunto "adicionar contacto". As pessoas que actualmente usufruam desse serviço e que pretendem deixar de receber essa informação deverão enviar-me, por favor, um e-mail com o assunto "remover contacto".

Certo do vosso melhor acolhimento a este novo projecto, apresento-me disponível para qualquer contacto, crítica, ou sugestão.

Conforme a máxima deste blogue, espero que me acompanhem e dêem comigo o primeiro de muitos passos nesta viagem que se quer longa e frutuosa.

Agradecendo a atenção dispensada, despeço-me com os melhores cumprimentos.

Até já!


Pedro Fernandes Martins

domingo, 11 de outubro de 2009

Circunvagante...

Brevemente online.