sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Com muita tranquilidade



Paulo Bento anunciou, hoje, a sua demissão do cargo de treinador da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal. Como sportinguista, admiro Paulo Bento pela capacidade que teve em obter resultados positivos com poucos recursos, nem sempre com o o melhor ambiente de trabalho. São muitos os que criticam Bento e o seu desempenho como comandante da equipa do Sporting, mas não se pode negar que o também antigo jogador verde e branco alcançou feitos históricos, tais como a conquista de duas Taças de Portugal, duas Supertaças Cândido de Oliveira, o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões durante três anos consecutivos e a qualificação, pela primeira vez na história do clube, para os oitavos de final da Liga dos Campeões. É, igualmente, o segundo treinador que mais jogos orientou no SCP, em 103 anos de história do clube de Alvalade.

Ninguém é perfeito e nem sempre somos brilhantes. Há momentos para ganhar, outros para perder, mas Paulo Bento será sempre um vencedor. Defendi a sua saída do comando da equipa nas últimas semanas, não por não gostar de Bento, mas por me focar nos superiores interesses do Sporting. Paulo Bento já não era parte da solução. Passa-se de bestial a besta e, para muitos, PB passou de bestial a besta, não quadrada, mas "losangular". Julgo que o Sporting ganhará em preservar a imagem de Paulo Bento como parte integrante da sua história e deverá saber homenageá-lo em tempo próprio.

Até sempre, Paulo Bento. Ainda que não sejas um leão de origem, és um leão de coração. Muito obrigado por tudo.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Pena de Morte



Há três anos, no dia 5 de Novembro de 2006, Saddam Hussein foi condenado à morte por enforcamento. Dessa forma, o ex-ditador iraquiano viria a morrer no dia 30 de Dezembro do mesmo ano, num episódio que foi exibido com escárnio e sem pudor a todo o mundo, em horário nobre. Os que o condenaram e todos aqueles que desejavam tal desfecho puderam, assim, comemorar com ainda mais alegria e alívio a entrada no ano de 2007, que teve lugar logo no dia a seguir. Esta decisão alusiva a Saddam levanta a questão da validade, legitimidade e moralidade da pena de morte. Um ser humano não tem o direito de tirar a vida ao seu semelhante e deve ser castigado judicialmente por esse seu acto. Porém, quem é o indivíduo com poder judicial que tem o direito para condenar alguém à morte? Não será também isso um crime?

Se a existência do Homem na Terra tivesse seguido o seu curso natural biológica e comportamentalmente, tal como aconteceu com os outros animais, não seria preciso haver Justiça e conflito moral na questão da pena de morte. Esta nossa racionalidade...

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Vereação e Pelouros

Consulte, clicando em qualquer palavra do texto deste post, a lista de pelouros que foram distribuídos pelos membros do actual executivo da Câmara Municipal da Figueira da Foz. Com a devida vénia a Jorge Lemos e ao seu blogue, "O Que Eu Penso".

Yes, We Can



Barack Obama, 44.º Presidente dos Estados Unidos da América, foi eleito há precisamente um ano. Há 365 dias segui, pela primeira vez, com toda a atenção e interesse a eleição de um POTUS. Vibrei com os momentos que precederam e sucederam o anúncio oficial da vitória de Obama. Se calhar tive a inocente fé num "salvador do Mundo", ou provavelmente deixei-me fascinar pela inspiração e fenómeno que a "febre Obama" criou. Obama não é, de facto, um messias, mas conseguiu mover montanhas que há muito tempo se encontravam intactas. Pelo meio, um Nobel da Paz. Considero que essa distinção não foi atribuída num timing muito correcto, mas mesmo assim não me revolto com tal decisão.

Um ano passou sobre um dia e um episódio que ficarão marcados na História Contemporânea como mediáticos, inspiradores e transformadores - 4 de Novembro de 2008 e a eleição de Barack Hussein Obama como Presidente dos E.U.A..

Yes, We Can! Good luck, Mr. President.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

A Segunda Noite



Deixo-vos o vídeo da actuação da Tuna Universitária do Porto na segunda noite do XXIII FITU "Cidade do Porto", no Coliseu do Porto, em que tive a oportunidade, honra e privilégio, como poderão constatar nas imagens, de tocar a canção "Amores de Estudante" - considerado por muitos como o hino de todos os estudantes - ao lado de um dos seus compositores, o ilustre e reconhecido Prof. Aureliano da Fonseca, que conta com quase um século de vida.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

In "O Figueirense"


Deixo-vos, neste post, a página 4 da edição especial do jornal "O Figueirense", publicada no passado sábado, dia 31 de Outubro de 2009. Agradeço, sinceramente, toda a atenção, consideração e disponibilidade prestadas. Há determinadas marcas que ficam tatuadas nas nossas memórias e na nossa vida. Está é, certamente, uma delas.

domingo, 1 de novembro de 2009

Gripe

Estamos em Novembro, precisamente no primeiro dia do décimo primeiro mês, o Dia de Todos os Santos, feriado nacional português. Assim sendo, é um sinal de que deixámos Outubro de 2009 no passado. Diziam estudiosos (ou dizia a Comunicação Social) que estava provado que todos estaríamos infectados com o vírus da Gripe A até ao fim de Outubro. O décimo mês acabou, pelo menos no nosso fuso horário, e não me parece que tenhamos sido afectados por essa enfermidade. Em vez de Gripe A estou a ser brindado, desde quinta-feira, com uma amigdalite bastante inconveniente, incomodativa e dolorosa. Então, resta continuar a esperar pelo dia em que poderei afirmar que tenho a "doença da moda".