quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O Grande Ditador

Acabei de ver, há poucos minutos, o filme "O Grande Ditador" do famoso e genial Charlie Chaplin. Publicado em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, este filme é uma autêntica obra de arte em que é satirizado o regime fascista de Adolf Hitler (Adenoid Hynkel, no filme) e a sua governação da Alemanha (Tomânia, no filme). Ao longo do filme surgem episódios do melhor humor que alguma vez foi feito, onde há espaço para a sátira de Benito Mussolini (Benzino Napaloni, no filme) e da Itália (Bactéria, no filme). As duas horas desta metragem terminam com um discurso rico no seu conteúdo, em que são abordados os direitos do Homem e tudo aquilo que o fascismo não deveria significar. Recomendo este filme a toda a gente, já que quase setenta anos depois da sua publicação ainda há muitos temas actuais. É de assinalar que este foi o primeiro filme falado de Chaplin. É caso para dizer: bendita a hora em que abriu a boca!

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Desafio

Este post servirá como resposta a um desafio colocado pelos meus colegas bloggers conterrâneos, Alex Campos e Zéfoz. Terei que completar cinco frases e colocar este desafio a outras tantas pessoas. Sendo assim, cá vai:

Eu já... chorei.
Eu nunca... poderei estar fisicamente com os Beatles, os Queen e o Frank Sinatra, e tantas outras personalidades que infelizmente já faleceram.
Eu sei... que é difícil haver paz no mundo e igualdade entre todas as pessoas.
Eu quero... ser feliz e concretizar os meus projectos e sonhos pessoais.
Eu sonho... mas não costumo lembrar-me dos meus sonhos, quando acordo.

Lanço, então, o desafio a:

Maestro João da Silva Cascão (se puder, e se ainda me visita, apreciava mesmo que o fizesse, nem que seja através de um comentário)
Uma Beca de Rebeca
Wine In The Afternoon
O Palhetas
Abrupto

Ok, estava a brincar, the last but not the least - Ooooooooolé.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Who Wants To Live Forever?



Freddie Mercury morreu há 18 anos. No dia 24 de Setembro de 1991, o mundo recebeu a cinzenta notícia do falecimento de uma figura incontornável do panorama musical, Farrokh Bulsara. Na véspera, o vocalista da banda Queen, que adoptou o nome artístico de Freddie Mercury, havia finalmente anunciado que tinha sido infectado pelo VIH, contraindo, então, sida. Presto, assim, homenagem a uma das personalidades que mais admiro a nível artístico. Há quem responda afirmativamente à questão que Mercury nos coloca - "Who Wants To Live Forever?" -, mas nem todos, ao contrário dele, poderão viver muito tempo depois de morrer. Se morrermos apenas quando a última pessoa que se lembra de nós morrer, Freddie viverá uma quantidade enorme de anos. Deixo-vos "Don't Stop Me Now". Por favor, não o parem agora!


domingo, 22 de novembro de 2009

The Fab F...ive - George, Paul, Ringo and Johns

Relembro hoje, neste post, dois acontecimentos que marcaram vincadamente o dia 22 de Novembro, no século XX, em áreas distintas - o assassinato de John F. Kennedy, em 1963, e o lançamento do apelidado "White Album" dos Beatles, em 1968. No dia em que muitos assinalaram o quinto aniversário da trágica morte de John Kennedy, outros celebraram o lançamento de um dos mais míticos álbuns dos Fab Four. Tudo isto aconteceu em 1968, cento e setenta e dois dias após o igualmente trágico e pesaroso homicídio de Robert Kennedy, que ocorreu em Junho desse ano. Deixo-vos, seguidamente, um vídeo de uma interpretação da canção "Blackbird", uma das minha preferidas dos Beatles e que está presente, precisamente, no "White Album".