quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Man On Wire



"Man On Wire", um documentário simplesmente fabuloso que retrata muito mais do que a história do homem que caminhou e executou os seus dotes de equilibrista sobre um cabo, sem qualquer tipo de protecção, entre as duas torres gémeas do World Trade Center, em 1974. Esta metragem mostra a vontade e capacidade de uma pessoa concretizar o seu maior sonho, mesmo que este esteja separado da morte por uma linha muito ténue ou uma fracção de segundo de desconcentração. A proeza alcançada por Philippe Petit em 1974 é um exemplo entusiasmente, comovente e, ao mesmo tempo, completamente insano. Petit sentia aqueles arranha-céus como seus e nada o impediu de vivenciar momentos de pura alegria e felicidade, lamentando, decerto, os atentados de 11 de Setembro de 2001 que destruiram por completo as "suas" torres. Vejam o documentário e deliciem-se, tal como eu. A concretização do sonho de Philippe Petit foi ilegal, mas poder-se-á negar que foi legítima?

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Maltratado de Lisboa



O Tratado de Lisboa entra, finalmente, hoje em vigor. Após um parto difícil, o nome da capital portuguesa fica assim ligado a um dos acontecimentos e marcos mais históricos da vida da União Europeia. Para além de todas as novidades formais que surgem com este tratado, não se esqueçam do mais importante - há fogo de artifício, daqui a nada, em Lisboa, mais precisamente na zona de Belém. Não percam, isso é que é importante - fogo de artifício, pompa, circunstância, boa comida, boa bebida, discursos para parecer bem, trânsito cortado para a classe política passar, dinheiro esbanjado em grandes cerimónias. Típico.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Churchill - Pessoa



30 de Novembro de 2009, um dia em que se assinala o 135.º aniversário do nascimento de Winston Churchill e o 74.º aniversário da morte de Fernando Pessoa. Estas duas distintas e famosas personalidades, que ficam nas nossas memórias pelo uso frequente de chapéu, deixam-nos um vasto e rico legado de olhares sobre o mundo e sobre a natureza do Homem. Para nossa satisfação, escreveram muitos dos seus pensamentos, eternizando momentos em que a sua imaginação, visão e percepção do que os rodeava se manifestaram. Sábias palavras nos deixaram e profundas frases servirão, decerto, como inspiração para as vidas de muitas pessoas. Com todos os defeitos que possam ter tido e com todos os erros que eventualmente possam ter cometido, pessoalmente agradeço a herança que nos deixaram.

domingo, 29 de novembro de 2009

Here Comes The Sun, George!

George Harrison, ex-elemento dos Beatles, faleceu há oito anos, no dia 29 de Novembro de 2001. Nesse dia, o mundo viu desaparecer o segundo elemento dos Fab Four, após a morte de John Lennon em 1980. Perdeu-se, então, um dos melhores músicos de todos os tempos, que muito trouxe à música, nomeadamente na introdução de misticismo nas composições e ao nível da fusão de vários estilos de música numa só canção. Harrison fica para a história como o grande empreendedor do "Concerto Para o Bangladesh", o primeiro espectáculo de beneficência de grande escala, que foi pioneiro e abriu portas à realização de iniciativas como o Live Aid e Live 8. Em vida, deixou-nos grandes composições que ecoarão, certamente, durante largos anos nos ouvidos da humanidade. A um dos meus músicos favoritos, a uma das pessoas que faz com que tenha gosto em ouvir e praticar música, deixo a minha homenagem.