sábado, 21 de novembro de 2009

Francisco Tarrega



Assinala-se neste dia 21 de Novembro de 2009 o 157.º aniversário do nascimento do guitarrista espanhol Francisco Tarrega, um dos meus compositores de guitarra clássica de eleição. No próximo dia 15 de Dezembro assinalar-se-á, igualmente, o centésimo aniversário da morte do referido compositor. A revolução implementada por Tarrega na composição para guitarra revestiu-se de grande importância. As suas composições são intemporais e a sua complexidade baseia-se, a meu ver, na simplicidade melódica e rítmica das obras. Não é, portanto, de estranhar que nos dias de hoje algumas criações de Tarrega sejam utilizadas em anúncios comerciais que são vistos, diariamente, por milhares de pessoas. No caso concreto da publicidade e do mercado actual, basta referir que a principal música dos telemóveis Nokia não é mais do que um excerto da bonita "Grand Vals", composta no ano de 1902.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Custou mas foi



A África do Sul sempre foi um território desafiante para os portugueses. Nos tempos passados dos Descobrimentos, era uma zona de África que nos apresentava o Cabo das Tormentas. Em honra aos actos hercúleos dos portugueses, comandados por Bartolomeu Dias, este cabo recebeu a designação de Boa Esperança, que ainda hoje se mantém. Se em certos momentos o Mundial de 2010 e os territórios sul-africanos nos pareceram uma miragem, hoje são uma realidade consumada. Tombou o Adamastor, cresce a Boa Esperança de um bom resultado no próximo Mundial.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Calvin & Hobbes



No dia 18 de Novembro de 1985 foi lançada a primeira edição de uma das mais geniais criações de banda desenhada da história - "Calvin and Hobbes". Esta produção ilustra bem o génio criativo, crítico, humorístico e artístico de Bill Waterson, homem que chama a si o mérito da ilustração e escrita desta série de comics. Os meus sinceros parabéns por estes vinte anos de sucesso. Venham mais vinte (no mínimo...)!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Heitor Villa-Lobos



Foi neste dia, há 50 anos, que faleceu Heitor Villa-Lobos, virtuoso maestro e compositor brasileiro, que compôs umas das minhas criações musicas predilectas - o "Choro n.º 1" para Guitarra Clássica. Como forma de assinalar este dia e homenagear o génio criativo de Villa-Lobos, deixo-vos um vídeo com uma interpretação sublime do tema que cima referi pelo guitarrista David Russell.


segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O Novo Calendário

Após um profundo estudo da realidade social, apresento um exclusivo do Circunvagante: o novo calendário de acontecimentos marcantes em Portugal.

Janeiro - Carnaval
Fevereiro - Páscoa e Equinócio da Primavera
Março - Dia da Liberdade
Abril - Dia do Trabalhador
Maio - Dia Mundial da Criança e solstício de Verão
Junho - O Algarve enche-se de turistas no pico do Verão
Julho - Comemoração do 15 de Agosto e continuação da enchente algarvia
Agosto - Regresso às aulas e Equinócio do Outono
Setembro - Comemoração da Implantação da República
Outubro - Dia de Todos os Santos e romarias aos cemitérios para louvor aos finados. Não esquecer as castanhas e jeropiga pelo S. Martinho
Novembro - Dia da Restauração, Dia da Imaculada Conceição, montagem do presépio, árvore de Natal e comemoração do nascimento de Jesus Cristo (estes três últimos começam já a ser comemorados em final de Outubro)
Dezembro - Ano Novo e comemoração da solenidade de Sta. Maria, N. Sra. mãe de Jesus