sábado, 31 de outubro de 2009

Surpreendente

Acabei de saber que o Partido Socialista não conseguiu eleger o seu presidente à Assembleia Municipal da Figueira da Foz. Luís Tovim, cabeça-de-lista dos socialistas ao referido órgão autárquico, não foi eleito, perdendo esta "corrida" para Vítor Pais, seu candidato homólogo pelo Partido Social Democrata. Assim, Tovim arrecadou 17 votos, enquanto que Pais obteve 20 votos e Nogueira Santos, candidato pelo Movimento "Figueira 100%", conseguiu 5 votos. A votação contou, ainda, com dois votos em branco que pertencerão à Coligação Democrática Unitária e ao Bloco de Esquerda.

Presume-se que alguns socialistas eleitos terão votado no candidato social-democrata, deitando por terra a possibilidade de o PS presidir à Câmara Municipal e Assembleia Municipal, os dois principais órgãos de gestão autárquica da Figueira da Foz.


Nota: corrigido em 1 de Novembro de 2009, após a leitura de um comentário de Alex Campos. Mais tarde, farei um novo post com dados mais concretos da votação

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A Estreia



Eis o vídeo da actuação da Tuna Universitária do Porto na primeira noite do XXIII FITU "Cidade do Porto" - a minha estreia no Coliseu da cidade Invicta e na TUP. Para mais tarde recordar.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Uma volta ao bilhar grande



Arnold Schwarzenegger, governador do estado norte-americano da Califórnia, terá engendrado um caricato e peculiar insulto num despacho enviado a um político democrata.

Juntando as primeiras letras de cada linha, obtém-se a frase "f*ck y**".

Será isto humorístico ou deprimente? Deixo a decisão ao critério de cada um.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

"Pouca-terra"



"Pare, Escute, Olhe", recente obra do figueirense Jorge Pelicano, tem sido bafejada pelo sucesso e premiada em diversas ocasiões, logo após a estreia.

Depois do estrondoso êxito de "Ainda Há Pastores", Jorge Pelicano apresenta-nos este filme relacionado com a questão da linha ferroviária do Tua, no interior de Portugal. Há algumas certezas que temos na vida, e eu tenho a plena convicção prévia de que vou gostar bastante de visionar este trabalho que é, seguramente, sinónimo de qualidade.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O Novo Governo



Tomou hoje posse o XVIII Governo Constitucional de Portugal. A realização desta cerimónia marca, decididamente, uma nova etapa na Democracia portuguesa, representa o futuro da política nacional e dá a conhecer, oficialmente, ao país os dezassete ministros que constituem um Governo que é formado como resultado das eleições legislativas do último dia 27 de Setembro.

Novas personalidades fazem parte do leque de Ministros da Nação, sendo que a maioria dos ministros do anterior Governo se mantém, ainda que alguns troquem as pastas que lideram.

Resta-me desejar que a próxima Legislatura seja rica em boas decisões para o nosso país e que haja um franco desenvolvimento, crescimento e progresso em Portugal, por forma a que este seja um país com melhor qualidade de vida e melhores condições para enfrentar os desafios presentes e futuros.

domingo, 25 de outubro de 2009

FITU - O Rescaldo

Conforme tive oportunidade de referir no post anterior, este fim-de-semana participei no XXIII FITU "Cidade do Porto", um festival de tunas que ficará, decerto, marcado nas memórias de centenas de pessoas - participantes ou público -, durante largos anos. Duas noites de espectáculo levaram o Coliseu portuense ao rubro, com a energia e talento de muitas dezenas de estudantes que exibiram as suas preparações artísticas ou que quiseram comparecer como espectadores.

A nível pessoal, neste último mês pude concretizar alguns dos meus sonhos de vida - ingressar no Órfeão Universitário do Porto e na Tuna Universitária do Porto, tocar no Coliseu do Porto, estrear-me pela Tuna Universitária do Porto e tocar numa edição do FITU "Cidade do Porto". Para quem duvida, os sonhos existem e são concretizáveis. Se tivermos vontade e um grupo de pessoas que tenham a capacidade de saber orientar, os objectivos são alcançáveis.

De momento, sinto-me completamente identificado com o lema deste blogue - "Uma longa viagem começa com um único passo". Que a viagem seja longa!